Quem foram os Onze Apóstolos

Os Onze Apóstolos são figuras centrais no cristianismo, sendo considerados os discípulos mais próximos de Jesus Cristo. Eles desempenharam um papel fundamental na propagação da mensagem do evangelho e na fundação da igreja cristã. Neste glossário, iremos explorar em detalhes a vida e o legado de cada um dos onze apóstolos.

1. Simão Pedro

Simão Pedro, também conhecido como Pedro, foi o líder dos apóstolos e uma figura proeminente na história do cristianismo. Ele era um pescador de profissão e foi escolhido por Jesus para ser o “rochedo” sobre o qual a igreja seria construída. Pedro é conhecido por sua fé inabalável e por ter negado Jesus três vezes antes de se tornar um dos pilares da igreja.

2. André

André era irmão de Pedro e também foi chamado por Jesus para ser um de seus discípulos. Ele era um pescador e desempenhou um papel importante na divulgação da mensagem de Jesus. André é conhecido por ter sido o primeiro a reconhecer Jesus como o Messias e por ter trazido seu irmão Pedro para seguir a Jesus.

3. Tiago, filho de Zebedeu

Tiago, filho de Zebedeu, era irmão de João e também foi um dos apóstolos de Jesus. Ele era pescador e foi chamado por Jesus para ser um de seus discípulos. Tiago é conhecido por sua devoção a Jesus e por ter sido um dos três apóstolos mais próximos de Jesus, juntamente com Pedro e João.

4. João

João era irmão de Tiago e também foi um dos apóstolos de Jesus. Ele era pescador e foi chamado por Jesus para ser um de seus discípulos. João é conhecido como o “discípulo amado” de Jesus e é autor do Evangelho de João, das Epístolas de João e do Livro do Apocalipse. Ele desempenhou um papel fundamental na divulgação da mensagem de Jesus e na fundação da igreja cristã.

5. Filipe

Filipe foi chamado por Jesus para ser um de seus discípulos. Ele desempenhou um papel importante na divulgação da mensagem de Jesus e na conversão de muitas pessoas ao cristianismo. Filipe é conhecido por sua fé e por ter sido o apóstolo que trouxe Natanael para seguir a Jesus.

6. Bartolomeu

Bartolomeu, também conhecido como Natanael, foi chamado por Jesus para ser um de seus discípulos. Ele é mencionado nos evangelhos como um dos doze apóstolos, mas não há muitas informações disponíveis sobre sua vida e ministério. Bartolomeu é conhecido por sua honestidade e por ter sido um dos primeiros a reconhecer Jesus como o Filho de Deus.

7. Tomé

Tomé, também conhecido como Dídimo, foi chamado por Jesus para ser um de seus discípulos. Ele é conhecido por sua incredulidade e por ter duvidado da ressurreição de Jesus. No entanto, após ver Jesus ressuscitado, Tomé se tornou um dos apóstolos mais fiéis e dedicados.

8. Mateus

Mateus, também conhecido como Levi, era um cobrador de impostos e foi chamado por Jesus para ser um de seus discípulos. Ele é conhecido por ter escrito o Evangelho de Mateus, que relata a vida e os ensinamentos de Jesus. Mateus desempenhou um papel importante na divulgação da mensagem de Jesus e na conversão de muitas pessoas ao cristianismo.

9. Tiago, filho de Alfeu

Tiago, filho de Alfeu, também conhecido como Tiago, o Menor, foi chamado por Jesus para ser um de seus discípulos. Ele é mencionado nos evangelhos como um dos doze apóstolos, mas não há muitas informações disponíveis sobre sua vida e ministério. Tiago é conhecido por sua devoção a Jesus e por ter sido um dos pilares da igreja cristã primitiva.

10. Tadeu

Tadeu, também conhecido como Lebeu, foi chamado por Jesus para ser um de seus discípulos. Ele é mencionado nos evangelhos como um dos doze apóstolos, mas não há muitas informações disponíveis sobre sua vida e ministério. Tadeu é conhecido por sua devoção a Jesus e por ter sido um dos pilares da igreja cristã primitiva.

11. Simão, o Zelote

Simão, o Zelote, foi chamado por Jesus para ser um de seus discípulos. Ele é mencionado nos evangelhos como um dos doze apóstolos, mas não há muitas informações disponíveis sobre sua vida e ministério. Simão é conhecido por sua devoção a Jesus e por ter sido um dos pilares da igreja cristã primitiva.

Em resumo, os Onze Apóstolos desempenharam um papel fundamental na propagação da mensagem de Jesus e na fundação da igreja cristã. Cada um deles contribuiu de maneira única para o crescimento e a disseminação do cristianismo. Seu legado continua vivo até os dias de hoje, inspirando milhões de pessoas ao redor do mundo.